Circuito de Cicloturismo - Caminhos da Lapa

Nosso Circuito nasceu pensando em você, ciclista, que normalmente dispõe apenas do final de semana para planejar seu pedal com amigos e familiares. Pensado em um circuito para ser feito com a família, casal, pais e filhos, namorados ou aquela galera do pedal, planejamos o mesmo de uma maneira que ciclistas de diferentes níveis - do iniciante ao avançado - possam fazê-lo, pois dispomos de seis rotas com quilometragens diferenciadas para planejar seu pedal . Ou seja, o circuito pode ser feito por uma das rotas , escolhendo qual quilometragem e altimetria é ideal para seu nível de pedal.

Atenção: Apesar das rotas serem sinalizadas é de extrema segurança usar algum sistema de navegação GPS para lhe auxiliar nas rotas , seja ele um aplicativo de celular ou um GPS próprio para Bike, os arquivos das rotas você baixa aqui mesmo.

Trecho 1

38,6km | 495atm

Nosso queridinho trecho 01 é o que puxa os demais trechos até o km 10 e a partir daí segue seu caminho. No km 13 tem o conhecido Mercado do Ambrósio, onde você encontra aquele Gatorade, água de coco e claro uma boa paçoquinha , então aproveite e pare, pois é o único nesse trecho . Seguimos pedalando por belas paisagens e boa parte contemplando o paredão da escarpa devoniana que vem do parque Estadual do Monge e segue seu caminho , cruza por fazendas e plantações de encher os olhos com belas imagens e sempre rola aquela fotinho , ele também é o final dos trechos 02, 04 e 05 levando ambos para o centro Histórico e o final do trecho.

Trecho 01

Trecho 2

54,4km | 734atm

Após deixar a entrada do trecho 01 para trás o trecho 02 adentra a Colônia Municipal e no km 15 entra no famoso Morro da Peruca. Vale a pena subir até o alto pois a vista é linda e garante aquela foto top com a galera. Ele fica logo na entrada do trecho 02, e à sua direita, seguimos cortando chácaras em estradinhas beirando roças com aquelas subidinhas de esquentar a panturrilha, conduzindo à comunidade de Pedrinhas que é um trecho com algumas descidas pra dar aquela descansada. Logo estará no estradão que vem do São Bento e te leva a passar em frente ao famoso SPA Lapinha. Logo ali no km 29 tem o conhecido mercado do Ambrósio lá você encontra aquele Gatorade, água de coco e claro uma boa paçoquinha , então não deixa de parar pois é o único nesse trecho , a partir dai vai caminhar junto com o final do trecho 01 levando ambos para o centro Histórico e o final do trecho.

Trecho 02

Trecho 3

62,9km | 876atm

Sua entrada é no km 16, após deixar as entradas dos trechos 01 e 02, o trecho 03 é o único que não fará ligação com os demais no seu percurso final. Logo em sua entrada uma estradinha de fazenda te conduzirá nessa aventura, é normal cruzar com uma boiada sendo conduzida por um peão de estância , tem ``só uma´´ subidinha muito boa e curta mas brutinha na sua inclinação e logo vai estar passando pela comunidade do Marafigo com suas estradinhas lindas de interior que te levam para o parque de exposição da cidade. Ali é um ponto onde vai cruzar a rodovia e seguir pela estrada do Veadeiro em direção a Colônia Johannesdorf , fundada em 17 de Julho de 1877 por famílias de Alemães que eram oriundos da Região do Rio Volga localizado na Rússia. Vai ver sua igreja centenária e a paisagem típica da região por estradinhas que irão te conduzir para o Capão Bonito e suas belas paisagens. Saindo do Capão Bonito irá cruzar e percorrer um pequeno trecho de asfalto que te levará para a região da estrada do Lara em direção a maior usina de Biodiesel do mundo, a Potencial. Os últimos 5km irão te surpreender com uma bela ciclovia que te levará até o final do trecho.

Trecho 03

Trecho 4

64,4km | 921atm

Aqui a brincadeira começa a ficar um pouco mais séria , com 64km e 920 de altimetria é um bom pedal pra se fazer com um pouco mais de tempo e preparo. Sua entrada no km16,3 , após passar pela entrada do trecho 03, cruzará uma pequena comunidade na região do Faxinal do Pretos; um tobogã divertido te espera e te leva para a região da Fazendinha ( pensa em um trechinho bonito!) . Passando pela igreja da Fazendinha vai se sentir abraçado pela floresta que faz um túnel em alguns pontos a se percorrer. No km 27 antes de entrar à esquerda, na sua direita vai encontrar a mercearia do Claudiosmar pra tomar aquela ``gasosa´´ que vai te dar a energia necessária pra enfrentar a outra parte do trecho , vai cruzar uma região muito bonita com plantações de verduras , morangos, parreirais de uva e muito mais, tudo isso acompanhado de uma boa subida e claro aquela descidinha insana cruzando pela comunidade de Pedrinhas. Um ótimo momento pra tomar um ar... em seguida no km 34 vai se encontrar com o trecho 02 e ambos agora seguem junto no estradão que vem do São Bento e te leva a passar em frente ao famoso SPA Lapinha, e logo ali no km 39 tem o conhecido mercado do Ambrósio lá você encontra aquele Gatorade, água de coco e claro uma boa paçoquinha , a partir dai vai caminhar junto com o trecho 01 onde seguimos pedalando por belas paisagens e boa parte contemplando o paredão da escarpa devoniana que vem do parque Estadual do Monge e segue seu caminho levando ambos para o centro Histórico e o final do trecho.

Trecho 04

Trecho 5

70,7km | 1086atm

Com 70km e 1080 de altimetria precisa estar um pouco mais preparado pra esse desafio , após deixar a entrada dos trechos anteriores pra trás segue pra dentro da região do Faxinal dos Pretos, acompanhando de algumas subidas duras a vencer sempre cercado de belas paisagens e lavouras . Chegará na fazenda Demeterco com seu lindo lago e visual deslumbrante. Tem também aquela estradinha com muita areia pra se divertir , muitos pinheiros que em época de pinhão certamente vai fazer sua mochila pesar um pouco. Chegando na comunidade do São Bento no km 29 vai encontrar a mercearia do Claudiosmar com aquela ``gasosa´´ pra dar uma recuperada, seguindo passará pela comunidade do Rio da Várzea , onde tem mais barzinho, igreja e belas paisagens. No km 32 ao cruzar uma pequena ponte vai encontrar a cachoeirinha do Rio da várzea , para encontrá-la chegando na ponte entre a direita em uma trilha com pouco mais de 20 metros. Após a paradinha na cachoeira seguimos ainda na região do rio da Várzea. Chegando no km 41 tem o bar do Fávaro com um pastel difícil de resistir. Seguimos em frente cruzando a rodovia, entramos à direita na Fazenda Santa Cruz com um visual lindo das suas plantações e aquele gado Nelore que gosta de encarar os ciclistas, ``fica tranquilo estão bem cercados ´´ , saindo da fazenda a estrada vai ligar com o final dos trechos 01,02 e 04 levando para o centro histórico da cidade até o final do percurso no ponto inicial.

Trecho 05

Trecho 6

88,7km | 1397atm

Com quase 90km e 1400 de altimetria esse percurso é para os brutos e galácticos. Após deixar a entrada dos trechos anteriores para trás segue junto com o trecho 05 até o km 56. Vamos a ele: Seguindo para região do Faxinal dos Pretos acompanhado de algumas subidas duras a vencer, sempre cercado de belas paisagens e lavouras vai chegar na fazenda Demeterco com seu lindo lago e visual deslumbrante , tem também aquela estradinha com muita areia pra se divertir , muitos pinheiros que em época de pinhão certamente vai fazer sua mochila pesar um pouco , chegando na comunidade do São Bento no km 29 vai encontrar a mercearia do Claudiosmar com aquela ``gasosa´´ pra dar uma recuperada , seguindo vai passar pela comunidade do Rio da Várzea , ali tem mais barzinho , igreja , e belas paisagens, no km 32 ao cruzar uma pequena ponte vai encontrar a cachoeirinha do Rio da várzea , para encontra-la chegando na ponte entre a direita em uma trilha com pouco mais de 20 metros , após a paradinha na cachoeira seguimos ainda na região do rio da Várzea chegando no km 41 tem o bar do Fávaro com um pastel difícil de resistir , seguimos em frente cruzando a rodovia entramos a direita na Fazenda Santa Cruz com suas plantações e aquele gado Nelore que gosta de encarar os ciclistas, ``fica tranquilo estão bem cercados ´´ , saindo da fazenda a estrada vai ligar por 4km com uma parte dos trechos 01,02 e 04 , deixando juntamente com o trecho 05 no km 56, então entrando a direita na fazenda Boa Vista o trecho fica muito top pois terá subidas e descidas consideráveis a percorrer, um trecho de mata mais fechada em meio a plantação de Pinus e Eucaliptos e se der sorte vai cruzar com uma onça parda pois essa região é seu reduto. Saindo da fazenda segue em direção a região da Lagoa Gorda e Alves Cardosos , no km 70 tem mais barzinho pra dar aquela recuperada , então começa o seu retorno e se prepara que falta só 20km sendo que 10km são de subidas e falsos planos. No km 76 após uma subidinha de 2km tem mais um barzinho pra dar uma ultima recuperada e partir pra batalha final , no km 83 segue pro abraço com uma descida animal que vai te levar ao centro histórico da cidade até o final do percurso no ponto inicial. Boa aventura !!!